[ editar artigo]

Um Capítulo Por Dia

Um Capítulo Por Dia

#UmCapítuloPorDia

Sim. Isso mesmo. Essa é a dica.

No ano passado, em 2019, me impus uma meta mais ritmada para deslanchar com as leituras por aqui.

Com a maioria das pessoas que converso, compartilham seguidamente o desejo de ler mais. Isso acontece contigo também?

Antes de reafirmar o "mantra" do título, conto aqui (para você) que o mote era um pouco diferente.

Sabe aquelas tradicionais promessas de virada de ano?

Fixei naqueles meus objetivos da virada de 2018 para 2019 ler um livro por semana. Pensei: Se o ano tem 52 duas semanas, eu vou tentar ler 50 livros em 2019. 

O desafio estava colocado: #LivroDaSemana

Comecei a todo o vapor e intensidade, mergulhando nas leituras e tendo uma satisfação absurda de poder "fechar" as leituras e entregá-las (para eu mesmo).

Como desafio "público" decidi postar nas minhas redes digitais pessoais as impressões dessas leituras. Principalmente no meu Instagram, onde coloquei um "destaques" para poder organizar o desafio.

O resultado:

Consegui fechar 45 leituras de obras completas, por diversos motivos, não consegui fechar direitinho os 50 livros, mas a carga de leitura, certamente ficou em torno disso. (Fora dos 45, tive algumas tentativas abandonadas, pelo menos, por enquanto - faz parte).

Fiquei feliz, de todo o modo com o resultado. Muito gratificante!

Então, você para a me pergunta: 

- Mas o que tem a ver livro da semana com capítulo diário?

Justamente nesse processo, descobri empiricamente uma dinâmica muito interessante.

Como tinha o desafio de distribuir os capítulos, olhei para a semana como (obviamente) sete dias, três turnos dia, pude visualizar 21 janelas de leituras. Distribuía um capítulo por dia, e os capítulos restantes nos turnos de melhor disponibilidade. 

Uma das coisas mais incríveis da jornada de 2019, foi os espaços entre um capítulo e outro. Ainda mais se tivesse esse deslocamento de um entardecer ao outro.

A cabeça pensa, rumina, deglute o conteúdo conectado com a rotina, o dia a dia comum e produz significados singulares nessa conexão "não lida" com a vida.

Para aliviar a meta e trazer uma dinâmica diferente, para 2020, adotei a ideia de #UmCapítuloPorDia

Pelo menos, para esse ano (2020), ainda não tenho a ideia fixa de fechar livros, mas investigar as temáticas e me relacionar intencionalmente com os diálogos (dos capítulos) dos autores.

Tem sido uma forma - menos sistemática - mas com uma consistência muito interessante!

Então, retomo a minha dica inicial do título:

Leia, leia o que te faz bem, abandone livros (se assim desejar), tudo tem o seu momento, retome coisas que podem te contribuir. Se desafie, releia. Pense.

 

Leia. Pelo menos, um capítulo por dia.

 

Agradeço demais pelo seu tempo de leitura comigo aqui, um privilégio! Aqui abaixo algumas informações complementares que podem te interessar. Passe o olho aqui e veja o que é relevante para você, está bem?

 


Dica complementar: uma das coisas legais, se puder, é dar um comercial, um espaço qualquer na rotina, banheiro (porque não?) pegue um capítulo e só abandone ele quando terminar. Vá por mim, funciona bem!


 

Vou listar aqui alguns títulos que li recentemente que podem ajudar:

 

 

Nos destaques do meu perfil pessoal do Instagram tem mais indicações de leitura: @quenanileal

Se quiser acessar a minha estante, clique aqui.

*essa leitura ainda está em andamento, um livro que vale ler devagar...


 

Conte aqui nos comentários seu livro livro favorito e o que você faz para se organizar nas leituras. Vamos continuar essa conversa?  

Lideres de Comunidade
Quenani Leal
Quenani Leal Seguir

Publicitário, graduado pela Unisinos. 📌 Atua em projetos de marketing que partem do design de território e geomarketing. Ajuda empresas a estabelecer interações relevantes com seus clientes no seu processo de compra e descoberta.

Ler conteúdo completo
Indicados para você