[ editar artigo]

"Startupeiros" são os novos Bandeirantes

   Sou de Taubaté/SP, uma excelente cidade no Vale do Paraíba Paulista, a 150km de SP/Capital, terra de grandes figuras históricas que aqui nasceram ou viveram, como Monteiro Lobato, temos um belo Sítio do Pica Pau Amarelo para visitas, os inesquecíveis Cid Moreira e Hebe Camargo, assim como figuras mais contemporâneas, como o "Pit Bitoca" e a "Grávida de Taubaté"(fake) e recentemente terra do Parkour. 
    Todavia nossa história esta cheia de grandes "inovadores", somos berço de uma dos primeiros parques fabris como o Complexo Industrial de Taubaté a CTI fundada por Félix Guisard, mais atrás um pouquinho também fomos umas das regiões de maior produção cafeeira no Brasil., no Ciclo Econômico do Café.
   Mas por volta de 1700 Taubaté foi referência de saída dos Bandeirantes, que tinham como missão desbravar o território Brasileiro e iniciar os marcos territoriais do País. Estas comitivas de Bandeirantes foram responsáveis pela ida de diversos desbravadores que fundaram muitas, mas muitas cidades mesmos pelo Brasil, entrando por Minas Gerais e subindo até o Norte. Estima-se que mais de 1.000 cidades podem ter tido seus fundadores saídos de comitivas com origem em Taubaté, oficialmente temos: Mariana, Ouro Preto, São João del-Rei, Tiradentes, etc.

   E agora temos o advento dos Empreendedores Digitais, migrando seus conhecimentos e talentos, de grande centros para cidades mais remotas, ou até mesmo se encontrando em suas "tribos" e formando essas novas "comunidades".
   Os atuais Bandeirantes Digitais, são empreendedores que desbravam novos mercados, novas dores, novas oportunidades, transitam caminhos jamais passados por outro, encontram espaços novos, criam negócios ao seu redor, engajam pessoas, criam novas culturas ou a transformam, temos um movimento em busca de novos "Valleys" por todas as regiões do Brasil.
    Conforme Mapeamento das Comunidades feitos pela ABStartups, já temos novas "Comunidades" surgindo pelos seus Bandeirantes Digitais, só na região Sudeste temos: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, CAMPINAS, RIBEIRÃO PRETO, SOROCABA, TAUBATÉ, VALE DO AÇO, UBERABA, UBERLÂNDIA, ARAGUARI, SANTA RITA DO SAPUCAÍ, JUIZ DE FORA, RIO DE JANEIRO, NITERÓI, SUL FLUMINENSE, MACAÉ, VITÓRIA e ESPÍRITO SANTO.

    Que assim como ocorrido no passado, os atuais Bandeirantes tenham sua coragem, sacrifícios, desapego, dores, esforços, sacrifícios e investimentos, retornado com fartura, atendimento de propósitos, geração de uma economia sustentável e perene.

    E que esse movimento de Gestão de Comunidades permita que com métricas, técnicas, parcerias, compartilhamentos, experiências diversas, diversidade, empatia, programas, eventos, boa vontade e uma dose de doação pessoal, cresçam exponencialmente, de forma saudável e escalonável.

   Te encontro em uma Comunidade, até breve!

    Fica o convite para conhecer a comunidade que participo, Startups do Vale:

   https://www.linkedin.com/company/startups-do-vale/

Fontes:

ABStartups - Estudos e Pesquisas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Taubat%C3%A9

https://www.fecomercio.com.br/projeto-especial/interior-sp/cidade/taubate

https://guiataubate.com.br/historia-de-taubate/

Lideres de Comunidade
Ler conteúdo completo
Indicados para você