[ editar artigo]

Por que estar em uma comunidade?

Por que estar em uma comunidade?

Olá...

Sempre que começo um negócio foco em entender o significado da palavra chave, um exemplo, quando montei a minha empresa Fábrica de Empreendedores em 2011 fui entender a palavra empreendedor – sua origem.

Hoje procuro entender a palavra “comunidade”, pois meu projeto é desenvolver um aplicativo nesta área.

Mas depois de fazer muitos cursos, workshops, pesquisas fui entender melhor - mais do que o significado da palavra, mas as ações que estão contidas na palavra comunidade.

Comunidade é comunhão, que pertence a todos ou um conjunto de pessoas que habitam o mesmo lugar – mas percebi muito mais que isso, é troca, é compartilhar é buscar aproximar o longe, diminuir a distância entre a ignorância e o saber, é trazer em muitos casos a fome para perto da comida, a sede para perto da agua.

É um movimento que começa pequeno e discreto, mas que as ações são enormes e fica complicado mensurar seus resultados, pois cada um tem sua percepção, a sua forma de interpretar.

Por que estar em uma comunidade?

Acredito que pelo simples fato de poder interagir com diferentes, diferentes de pensamento, diferentes de cultura, diferentes de “gostos” – sair da bolha e entender que existem várias formas de solucionar o mesmo problema. Poder enxergar com outros olhos a realidade de outros.

Podemos aprender técnicas como estamos vendo no Community Summit, mas se não experimentar estar em uma comunidade, nunca saberemos como é se organizar em benefício do outro.

Meu foco sempre foi o micro e pequeno empreendedor, já tive comércio, indústria e prestação de serviço – 26 anos empreendendo e nesta “pandemia” o que me veio logo a cabeça quando tudo começou era a sobrevivência de micro e pequeno empreendedor.

A solução que estou observando é os micro e pequenos se juntando para formar algo, para comercializar, produzir, prestar um serviço seja lá qual for para sobreviverem a este vírus.

Então acredito que quem sair desta quarentena em comunidade vai conseguir prosperar mais, pois como dizem “sozinhos vamos mais rápido, mas junto vamos mais longe”.

Por isso acredito que nos dias de hoje e nos próximos a solução é estar em comunidades!!!

Forte abraço...

Samuel Pagano

Fábrica de Empreendedores

TAGS

comunidade

Lideres de Comunidade
Ler conteúdo completo
Indicados para você