[ editar artigo]

Cultura das comunidades e o futuro das habilidades

Cultura das comunidades e o futuro das habilidades

Pelo Brasil, podemos encontrar diversos tipos e níveis de comunidades, umas embrionárias, outras jovens, mas algo que se destaca e é um dos pilares fundamentais são os talentos e as habilidades que os mesmos possuem.

Quando pensamos em comunidades, certamente todas de alguma forma tem um grande banco de talentos com um universo de habilidades essenciais para estimular e desenvolver a região na qual estão inseridas. Porém, nem todas conseguem aproveitar ao máximo os talentos que possuem por não possuírem um ecossistema que fomente um ambiente propício para os profissionais crescerem. E muito disso parte da cultura que aquela comunidade possui.

Cultura é muito mais do que a missão, visão e valores e uma sopa de letrinhas coladas na parede, na verdade, a cultura é representada por um conjunto de comportamentos, tanto os que valorizamos quanto os que não toleramos.

Pois é, sinto lhe informar, mas não vai adiantar escrever um manifesto se você não conseguir traduzir isso em ações concretas que de fato possam dar vida à cultura.

Vejo muitas comunidades tendo uma grande "fuga de cérebros", profissionais e startups excepcionais que precisaram ir para outras regiões por não terem oportunidades no meio em que estavam. Grande parte desta "fuga" ocorre por falta de uma cultura forte que sustente e possibilite crescimento aos talentos.

Comunidades com um senso de união e propósito claro conseguem ter um ciclo virtuoso de Give First e Give Back , no qual os atores estão sempre buscando uma forma de crescer e retribuir para que o ecossistema possa se fortalecer e consequentemente eles também possam crescer em conjunto. 

Pensando além da crise, as comunidades precisarão cada vez mais valorizar e estimular o desenvolvimento de talentos, até mais do que a tecnologia e recursos materiais, tendo em vista a mudança de hábitos de consumo e o os novos modelos de negócio que estão surgindo, como o H2H (Human to Human).


Curtiu o texto?
Deixo abaixo meu LinkedIn e Instagram para quem quiser bater um papo sobre habilidades do futuro, cultura e comunidades.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/rodrigo-marques345/

Instagram: https://www.instagram.com/rodrigovisqui/ 

Sou o Rodrigo Marques e faço parte da Açaí Valley. Hoje estamos no processo de adaptação da cultura, quem quiser bater um papo é só chamar nas redes acima ;)

Lideres de Comunidade
Rodrigo Marques
Rodrigo Marques Seguir

Administrador por formação, sempre procuro uma forma de organizar e sistematizar as coisas. Cofundador da Neo Habitus, startup que desenvolve competências para o futuro do trabalho. Sou Apaixonado por games e ficção científica.

Ler conteúdo completo
Indicados para você