[ editar artigo]

Comunidades internas como um diferencial na cultura organizacional

Comunidades internas como um diferencial na cultura organizacional

Mais do que nunca as empresas precisam favorecer um ambiente organizacional propício à aprendizagem e interação no seu dia a dia, e as comunidades internas podem funcionar como uma alavanca para essa transformação acontecer.

Desafio

Quantos momentos você já vivenciou ou ouviu, sendo colaborador de uma empresa, onde havia a possibilidade de contribuir para algum tipo de mudança e o ambiente não era preparado ou receptivo? Infelizmente essa é a realidade de muitas organizações, nas quais há falta de uma estrutura que facilite ao aprendizado e interação constante, seja por estarem ainda presas a conceitos culturais, seja por falta de preparo de gestores e áreas, ou ainda, por uma série de outros fatores. 

Oportunidade

Tenho observado, em comunidades internas, um alto potencial e significância que esse tema carrega, e acredito que com o propósito certo e a consistência na construção, desenvolvimento e acompanhamento desse tema, o que podemos chegar a testemunhar é o nascimento de um novo capítulo da história de construção de uma cultura organizacional mais dinâmica, inclusiva e mais forte.

Isso tudo pode acontecer pela simples razão de todos esses esforços estarem voltados unicamente para o fator humano. Todo trabalho, processo, preocupação, direcionados para o tema “pessoas”, que é o pilar mais importante de uma organização saudável e competitiva.

O trabalho em comunidade tem a ver com criar condições favoráveis para os seus membros, e que tenham voz ativa, senso de pertencimento e estejam à vontade a compartilhar, participar e construir juntos com a empresa. Isso é extraordinário pois promove um ambiente de respeito, aprendizado e inovação.

As empresas que já enxergam isso, tem as comunidades internas como uma importante aliada a sua atuação durante e no pós-crise que estamos vivendo, e sabemos que estas empresas tem um fôlego maior em garantir a sequência do alinhamento e influência para que os funcionários permaneçam focados, motivados e engajados mesmo à distância.

Até logo!

 

 

Lideres de Comunidade
Liliana Silva de  Lima
Liliana Silva de Lima Seguir

Olá! deixo aqui alguns assuntos relacionados a minha pessoa: Casada, Mãe de pet (Cacau), CM, Gestão da mudança, Onboarding, ADM, Aprendizagem, Eventos, Inovação, Sempre aberta a interagir e a ouvir para aprender e somar :)

Ler conteúdo completo
Indicados para você