[ editar artigo]

Comunidades e seus benefícios

Comunidades e seus benefícios

Uma comunidade é grupo que se conecta e interage com frequência para tratar de assuntos que seus membros compartilham e consideram importantes. No passado viver em comunidade estava muito ligado a questão geográfica e simbolizava o compartilhar ou pertencer a uma família, um bairro ou uma aldeia. Nos tempos atuais viver em comunidade significa muito mais que isso e atua de forma poderosa sobre o nosso crescimento pessoal e bem-estar.

Toda comunidade precisa de um espaço para interagir, contudo esse espaço pode ser tanto virtual como presencial. No presencial temos como pontos fortes a construção maior de vínculos, o estabelecimento de confiança e o contato físico. No virtual temos a possibilidade alcançar um numero maior de pessoas, de forma mais rápida, com conexão mais frequente e extrapolando os limites físicos.

Principais benefícios que as comunidades trazem:

  • Conexões profundas – conviver em comunidades nos possibilita o compartilhamento de tristezas, motivações e alegrias. O que abre espaço para que possamos expressar, liberar e transformar emoções. Dessa forma acabamos ficando mais próximos uns dos outros e ampliando nossos laços afetivos.
  • Valores compartilhados – quando criamos uma comunidade ou participamos de uma é provável que encontremos pessoas com as quais compartilhamos valores, ideias ou sentimentos. E estar junto dessas pessoas traz sentimentos de conforto. Cientistas sociais  afirmam frequentemente que os valores partilhados criam grupos fortes com fundamentos de confiança e solidariedade.
  • Ajuda mútua no crescimento pessoal – estar em grupo nos ajuda a descobrir talentos e limites. Os outros são poderosos refletores de padrões comportamentais, espelhando o que preferimos não ver em nos mesmos. Enxergar esses padrões nos traz oportunidades de crescimento e transformação. Ao mesmo tempo, eles também estão lá para ajudar e apoiar você quando precisar.
  • Projetos em comum são poderosos – além de ser mais divertido, criar projetos em comum são mais eficazes do que os feitos individualmente. Ao colocarmos nossos cérebros e mãos unidos em função de um objetivo comum criamos uma inteligência coletiva capaz de fazer milagres.
  • Oportunidade de aprender – estar em comunidade contribui para que possamos adquirir diversos tipos de aprendizado, o que culmina no nosso desenvolvimento pessoal e de novas habilidades. Quer seja no campo de trabalho, hobbies ou educação, quando convivemos, é impossível não compartilhar conhecimento e talentos entre si. Abre nossas mentes e nos permite ver a vida de diferentes pontos de vista.

 

Lideres de Comunidade
Ler conteúdo completo
Indicados para você