[ editar artigo]

Comunidades e Educação: MEJ, Techstars, Rapadura Valley, Inova Professor e Unifametro

Comunidades  e Educação: MEJ, Techstars, Rapadura Valley, Inova Professor e Unifametro

Minha primeira experiência em comunidade deve ter sido ainda no colégio ajudei a formar a comunidade dos "Nerds". Acredito que todo mundo tinha aquela turma de amigos do colégio que compartilhava dos mesmos valores.

Nós éramos os últimos a serem chamados para esportes coletivos, gostávamos de rock, assuntos aleatórios e de estudar. Tinhamos nossas "convenções" e hoje a pequena comunidade já passa dos 20 anos. Ainda promovemos encontros anuais e continuamos colaborando e nos apoiando. 

                  NERDSPrimeira comunidade que me lembro - Fortaleza - 2004

Ao entrar na Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1998 me engajei no Movimento Empresa Junior (MEJ), foi aquele amor a primeira vista. Me abriu muitas conexões, aprendizados e amizades que permanecem até HOJE. Me apaixonei pelo empreendedorismo universitário com trabalho voluntário e o seu poder de transformação. Foram 02 anos maravilhoso de EJ.

Ciclo de Palestra - Empresa Júnior Curso de Administração da UECE - 1999-2000

No período de 2001 a 2012, a educação não me abandonou, além de exercer cargos de gerência em empresas seja na área comercial, marketing e/ou projetos sempre participei de comunidades de monitores de treinamento, facilitadores e multiplicadores. 

 Premiação - Visita Honda - São Paulo - 2010

Em 2012, depois de trabalhar 11 anos com gestão na área empresas de Varejo e Serviços resolvi me reconectar com meu propósito de Vida: a Educação, como foco em empreendedorismo e inovação. Ingressei no Mestrado em Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC) e fui eleito como líder da comunidade de discentes por 02 anos, foi uma experiência diferente e pude fortalecer algumas competências de community leader (CM) como comunicação e gestão de relacionamentos. Até hoje mantemos o grupo e nos encontramos anualmente.

 Mestrado PPAC UFC  - Fortaleza - 2013

Em 2014 após a conclusão do mestrado, iniciei minha carreira de professor universitário e percebi que a inovação e empreendedorismo não recebiam atenção. Nas minha andanças e inquietude descobri em 2015 o Startup Weekend (SW), foi outro amor a primeira vista, entendi que precisava desconstruir e desaprender muitos dos conceitos que acreditava, dessa experiência participei de 5 edições com o objetivo de aprender as metodologias e leva-las para sala de aula, e assim foi feito. 

Além das aulas comecei a organizar em 2016 voluntariamente SWs, foram 3 edições e tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis durante essa jornada.

Primeira Organização - SW Smart Cities Fortaleza - 2016

Segunda Organização - Startup Weekend Fortaleza - 2018

Terceira Organização - Global Startup Weekend Sustainable Revolution - Fortaleza Edition - 2019

Estive presente em dois encontros de líderes de comunidade da Techstars, empresa americana responsável pelo SW. Os eventos aconteceram em 2018 nas cidades de Recife e São Paulo e me ensinaram muito sobre COMUNIDADE. Simplesmente incrível a energia das PESSOAS.

Unsummit Techstars - São Paulo 2018

Em 2020 estavam programadas seis edições de Startup Weekend para Fortaleza, infelizmente foram adiadas por conta do COVID-19. Espero contribuir na organização de três edições em 2021, entre elas a vertical de Educação na instituição de ensino em que sou professor e conduzo programas de inovação e empreendedorismo, um sonho antigo. Espero contribuir mais com essa comunidade no Ceará. Convido a todos para participar dessa comunidade que fortalece as bases e ajudar a construir uma mentalidade, principalmente no público universitário.

Entre 2017 e 2018 comecei me engajar também na comunidade do Rapadura Valley, comunidade de startups do Ceará. Tenho muito orgulho de ser reconhecido como um dos líderes de comunidade, pelas ações que realizo no ambiente acadêmico e por interagir com todo os atores e contribuir um pouco para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo local. O foco claro da minha atuação tem sido a educação empreendedora e inovadora, a partir da criação, conexão, parcerias e participação de programas empreendedores universitários. Temos startups, instituições e pessoas muito engajadas atuando para a transformação desse ambiente.

CASE - ABSTARTUPS - São Paulo - 2018

Em 2017, tentando ampliar meus esforços para a transformação da educação, fundei a Inova Professor, a startup foi pré-acelerada em 2018 pelo programa do SEBRAE-CE, mas em 2019 junto com meu sócio resolvemos pivotar o modelo de negócios inicial, hoje atuo como CM dessa comunidade que reune cerca de 250 professores colaborando para inovar na Educação

Treinamento para Professores (cliente Inova Professor) - Crato-Ceará - 2019

Toda essa trajetória me faz refletir no poder das comunidades em nossas VIDAS. É fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa, colaborativa e menos desigual. As Universidades tem um papel fundamental na construção dessa mentalidade e na adoção de práticas mais colaborativas.

Como podemos construir comunidades dentro de Instituições de Ensino Superior (IES) com o objetivo de estimular a inovação e empreendedorismo?

No nosso caso, na Unifametro começamos e 2015 a partir de validações nas disciplinas com uso de metodologias como Customer Development e Lean Startup observando as reações dos alunos e avaliando as experiências. Desde 2016 temos realizados eventos com temáticas com o objetivo de criar uma cultura e comunidade para estimular a inovação e empreendedorismo entre gestores, funcionários, professores e alunos da IES.

Fametro Startup Day - Fortaleza 2018

Em 2019, criamos na Unifametro o M.U.D.E (Mindset Universitário para Desenvolvimento de Empreendedores), programa de empreendedorismo universitário que já está na sua terceira edição, com seis cursos envolvidos, com mais de 100 projetos de negócios inovadores apresentados e mais 600 alunos impactados.

Primeira Edição do M.U.D.E Unifametro - Fortaleza - 2019

Ainda em 2019, conseguimos envolver toda a direção e corpo gestor da instituição com o envolvimento de líderes acadêmicos e de todas áreas no programa Inspira, realizando iniciativas inéditas, fortalecendo o sentimento de comunidade. Metodologias e conceitos como design thinking e customer experience fazem cada dia mais parte do cotidiano e da prática.

Programa Inspira Unifametro - Fortaleza - 2019

É necessário engajar todos para a construção de um sentimento de pertencimento e comunidade. O programa teve duração de 4 meses, e proporcionou várias mudanças na cultura organizacional.

Programa Inspira Unifametro - Fortaleza - 2019

Esse artigo ainda está em construção...

Espero que tenham gostado da trajetória, o caminho está só começando...
Professor Alexandre Hollanda

 

Lideres de Comunidade
Alexandre Hollanda
Alexandre Hollanda Seguir

Professor, Empreendedor, Coordenador do MBA em Inovação & Marketing Digital da UniFametro. Community Leader Techstars e Rapadura Valley, Community Manager da Inova Professor, Agente Inovativa. Estuda Inovação, Empreendedorismo e Educação

Ler conteúdo completo
Indicados para você